RESPONSABILIDADE SOCIAL – PROJETOS E AÇÕES
Clique pro Futuro


A campanha Clique pro Futuro, idealizada pela Rio Verde, trata-se de uma forma de doação online que utiliza a mobilização das pessoas para arrecadar recursos em prol da sociedade e do meio ambiente. Quando a campanha está ativa, basta acessar www.umcliqueprofuturo.com.br, clicar no link e “doar”. Cada clique é correspondente a pontos que são revertidos em benefícios.
A Rio Verde já promoveu 04 edições da campanha. Na última, em 2016, a proposta foi de plantar a primeira floresta urbana de Limeira/SP. Em apenas 20 dias, foram obtidos 6.000 cliques e a meta da campanha foi alcançada. Então, no dia 4 de novembro, 600 mudas foram plantadas por colaboradores da empresa e por representantes da Secretaria do Meio Ambiente de Limeira, na Vila Santa Lúcia, numa área cercada e protegida de 5.400 m², que abriga o Viveiro Municipal, ao lado do Ribeirão Tatu.
As florestas urbanas ajudam a reduzir as ilhas de calor da cidade e a poluição sonora, além atrair polinizadores, que são responsáveis por promover a fecundação, e então a produção de sementes férteis. Um afluente do rio Ribeirão Tatu, que fica no local do plantio e pertencente à Bacia hidrográfica do rio Piracicaba, também foi beneficiado com este plantio, contribuindo para a manutenção e vazão dos rios da região.
HabitaCÃO

O projeto HabitaCÃO aproveita restos de materiais de obras para construir casinhas de cachorro. O objetivo é doar essas casinhas a ONGs, voluntários e famílias que precisa de um abrigo adequado para seus animais.
Squeezes e Canecas Rio Verde

As equipes administrativas das obras e da sede da Rio Verde deixaram de utilizar copos descartáveis e adotaram medidas mais sustentáveis que trazem benefícios para a saúde e para o meio ambiente: Em dois anos, foi computada a redução de mais de 1 tonelada de resíduos plásticos, que representa mais de 500.000 copos. Além de reduzir o consumo de recursos naturais finitos, como é o caso do petróleo utilizado na fabricação dos copos,temos que contabilizar os ganhos hídricos, que correspondem a mais de 2.600.000 litros de água economizados na produção. Com este volume de água seria possível atender as necessidades de um dia de 23.600 pessoas, segundo uma estimativa de consumo para necessidades básicas estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Os copos plásticos, quando aquecidos com líquidos quentes como café liberam Estireno e Bisfenol, que são substâncias prejudiciais a saúde e podem provocar uma série de alterações no metabolismo humano, favorecendo o ganho de peso, o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, e outras consequências relacionadas à obesidade.